A “CULTURA” NACIONAL DA ELITE QUE DOMINA O POVO!

A nossa sociedade e o nosso sistema de ensino não foram concebidos para criar seres humanos pensantes, que possam formar as suas opiniões próprias, ou sequer capazes de ser mais cultos ou até com sabedoria.
Muito pelo contrário, somos educados e estimulados a sermos apenas consumidores passivos, de tudo o que é material e se compra com dinheiro, mas sobretudo de consumirmos avidamente as ideias de uns “génios” medíocres, que os governos sempre contratam para o efeito.

E vivemos hoje numa sociedade onde se produzem todos os dias, mais e mais livros, com muitos mais idiotas a escrevê-los, para pessoas mais alfabetizadas sempre prontas a consumir ideias!

Sejam portanto bem vindos à sociedade idiotizada do consumo imediato!

E ainda assim, acham que Marx não tinha razão quando afirmou com a força da pura racionalidade, que "as ideias da classe dominante são, em todos os tempos, as ideias dominantes ", e que determinam como o povo deve pensar e comportar-se (bem, claro).
E aquilo que a neurociência hoje já deu como provado, afirmou-o também Marx "Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas ao contrário, o seus ser social que lhe determina a consciência.".

Como tal, NADA é mais perigoso que um IDIOTA com iniciativa ...

Os idiotas, crêem em tudo que ouvem. O problema é que hoje o número de idiotas a ouvir e escutar tudo, é muito maior.

Mais livros, mais pessoas alfabetizadas consumindo ideias. No fundo temos vindo a criar mais e mais, perfeitos ‘idiotas letrados’ ! ".

E atenção, muita atenção que agora há a internet e o perigo fica potencialmente aumentado, a cada dia que passa.
‎" A principal meta da educação deverá ser a de criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." [Jean Piaget in 1932]

Francisco Gonçalves "in" 10March2013
"Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos."
[Denis Diderot]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !