Os especialistas de especialidades não especializadas dos nossos tempos !

Um artigo de uma actualidade extrema e que mostra bem o caminho e a tendência das democracias para instalar uma sociedade plena de mediocridade!

Porque está a ser decretada a morte da especialização ??

" (..).Eu sou (ou pelo menos acho que sou) um especialista. Não em tudo, mas em uma determinada área do conhecimento humano, a ciência especificamente social e políticas públicas. Quando eu digo algo sobre esses assuntos, espero que minha opinião tenha mais peso do que a maioria das outras pessoas.

Eu nunca pensei que estas eram declarações particularmente controversas. Como se vê, elas são bastante controversas. Hoje, qualquer afirmação de conhecimento produz uma explosão de raiva por certos sectores da opinião pública americana, que imediatamente se queixam de que tais alegações não são nada mais do que falaciosos "apelos à autoridade," sinais de certeza de terrível "elitismo" e um esforço óbvio para usar credenciais, destinados a abafar o diálogo exigido por uma democracia "real".

Mas a democracia, como eu escrevi em um ensaio sobre CS Lewis e o caso Snowden , denota um sistema de governo, e não um estado real da igualdade. Isso significa que podemos desfrutar de direitos iguais em relação ao governo, e em relação ao outro. Ter direitos iguais não significa ter talentos iguais, habilidades iguais ou iguais conhecimento. Ele certamente não significa que "a opinião de todos sobre qualquer coisa é tão boa quanto a de qualquer outra pessoa." E, no entanto, este está agora consagrado como o credo de um bom número de pessoas, apesar de ser um absurdo óbvio. (..) "...
http://thefederalist.com/2014/01/17/the-death-of-expertise/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !