Por uma Sociedade alicerçada nos princípios do Open-Source -

Ou seja uma democracia aberta e transparente!

Como seriam as sociedades e o mundo se politica e economia fossem inspiradas no movimento "open-source" (Código Aberto) ?

Não tenho dúvidas de que o conceito e os princípios que são inerentes à filosofia do movimento de código aberto "open-source" podem ser utilizado com sucesso na política, e aplicados a todos os indivíduos e grupos de indivíduos que conduzem projectos socialmente importantes, conduzindo a sociedade e o mundo a um novo estádio de democracia, mais participada e numa representação mais alargada e inspiradora no seio de todo o colectivo das nações. 

Em suma o "open-source", ou seja os sistemas abertos, podem trazer paixão ao acto, que se quer nobre, da politica onde hoje só existe o móbil do lucro e do ganho pessoal a qualquer custo e uma "democracia de sucesso" inflamada de mentira e cupidez, que corroem e corrompem as sociedades modernas para níveis perigosos para a sua estabilidade e sustentabilidade.
E que se não forem estancados a tempo, porão mesmo em causa a civilização actual e os níveis de alguma democraticidade que já atingimos e até poderão vir a ditar regressão social ímpar na história da humanidade!

"A democracia é algo de impossível enquanto o poder não puder ser partilhado por todos." [Gandhi]

Francisco Gonçalves in Nov 2010.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !