O desafio da colaboração versus a competição tradicional

A colaboração é o desafio cultural que as sociedades modernas têm que vencer e adoptar uma nova cultura que ao invés de fomentar a competição insana entre os indivíduos, desenvolva e capacite as novas gerações a colaborarem e a interpenetrarem as suas competências, no sentido de resolver os desafios que um mundo global nos vai colocar a todos os níveis: países, regiões, colectividades, empresa e indivíduos!

A sociedade até ao Séc. XX conseguiu razoávelmente os seus objectivos, pela competição entre as pessoas, mas no séc XXI, para que as sociedades possam evoluir mais rapidamente, necessita não de competição, mas de colaboração e cooperação (ou seja coo-petição). Até porque a competição em si é um mito (do ponto de vista de obtenção de resultados), já que a própria evolução das espécies no nosso planeta, se fez sempre sobretudo em função da colaboração e adaptação ao meio e não muito pela competição.

Nas sociedades actuais para além da colaboração é preciso substituir a competição entre pessoas, pela luta de cada ser humano pela sua superação individual, e tendo sempre como meta a excelência.
A Colaboração não é mais apenas uma estratégia - é também a chave para o sucesso dos negócios a longo prazo e de uma sociedade que se pretende com competitividade ao nível global.

"Um homem criativo é motivado pelo desejo de alcançar, e não pelo desejo de vencer os outros. "Ayn Rand

Francisco Goncalves "in" 02Jan2014
(Francis.Goncalves@Gmail.com)

The Collaborative Challenge: Making Quality Decisions Together

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !