Corpo, Mente e Coração - Os Três Mosqueteiros !

A maioria de nós trabalha muito duro para cuidar bem dos outros. Faz um bom trabalho com objectivo firme de realizar os seus projectos no trabalho, cuida da sua família bem, passa o tempo com os seus amigos, ajuda os outros que estão em dificuldades, etc.

Mas alguma vez você já parou por um momento e deu algum pensamento sobre quanto tempo ou esforço gasta a cuidar de si mesmo? Corpo, mente e coração são três partes essenciais de si mesmo. Você toma suficiente atenção a todos estes três aspectos de si mesmo? Na minha opinião, todas estes três deve ser bem equilibrados, e cuidados de forma igual. Se você nunca prestou atenção conscientemente por esse prisma, seguindo alguns pontos vai ter o seu pensamento focado na direcção certa.

1. Mente
  • Para a maior parte, nós cuidamos da nossa mente também. Nós os “geeks” somos muito bons em manter a nossa mente afiada, trabalhando em projectos desafiadores,  aresolver problemas complexos, etc.
  • Mas alguns de vocês podem estar envolvidos num trabalho onde vão continuar fazendo a mesma rotina todos os dias, o que não é difícil. Se você está nessa situação, voluntarie-se para tomar-em algum projecto interessante e desafiador. Se isso não for possível, provavelmente você deve considerar encontrar um outro trabalho que irá manter sua mente afiada e que o desafie. Mas, lembre-se sempre de  equilibrar trabalho e vida com um propósito .
  • Ler livros é uma boa maneira de manter sua mente energizada. Além da leitura de livros relacionados com a sua área de especialização, também deve ler livros sobre outras áreas do seu interesses, e com as quais ainda não está familiarizado.
  • A coisa chave para manter  a sua mente totalmente engajada é fazendo apenas as coisas que você mais ama. Gaste algum tempo para pensar sobre que actividades que não gosta no seu dia típico, e descobra uma forma de as substituir  por aquelas com actividades que de que gosta efectivamente fazer.
  • Realize algum trabalho criativo. Dê algum trabalho ao seu lado direito de seu cérebro. Eu não sou nem 10% tão criativo como minha filha de 5 anos de idade. Ela pode vir para cima com coisas absolutamente incríveis a partir do nada. Eu vou admitir, que estou longe de ser isso. Mas, eu adoro coisas criativas, e eu estou inspirado pela minha filha, em ser criativo e dar algum trabalho para o meu lado direito do cérebro.
  • Mantenha o "Aprender e crescer" como seu lema de vida.
2. Corpo
  • É muito difícil manter a mente afiada quando você não cuida da sua saúde. Se você não está em boa forma, é difícil manter o foco e obter resultados totalmente empenhado em coisas de que gosta.
  • A maioria de nós poderia fazer uma série de melhorias se cuidar adequadamente do nosso corpo. Quando foi a última vez que você fez exercício físico? Faz um “check-up” de saúde anual regularmente?. "Eu não tenho tempo suficiente" é apenas uma desculpa para não fazer as coisas que mais importam.
  • Você não precisa ter um corpo magro e escultural como é projetado pelos média, mas apenas o suficiente para ser saudável e se sentir bem. Você só precisa comer bem  fazer exercício físico regular.
  • Configure uma rotina diária de exercícios. Não se force a fazer um exercício rotineiro de que você não gosta. Para mim, eu odeio ir ao ginásio todos os dias. Minha rotina é jogar tênis (que eu adoro), três dias por semana, e o resto dos dias frequento o ginásio com o foco de fazer rotinas que vão ajudar com o meu jogo de tênis. O ginásio não é o foco principal mas sim o tênis.
  • Lembre-se que cuidar de si mesmo não é egoísta. Se a sua mente não é nítida, e se você não é saudável, como você pode ser útil para outras pessoas?
3. Coração
  • Tenho certeza que você já viu pessoas que são extremamente activas mentalmente, e que sabem manter tanto a sua mente e corpo em excelente estado de conservação, mas são implacáveis e estão sempre a colocar todo mundo para baixo, para ganhar uma vantagem. É de facto um enorme erro querer manter o corpo e a mente em excelente estado, mas não o seu coração.
  • Toda a riqueza e saúde no mundo não vai fazê-lo sentir-se satisfeito. Se não tiver um bom coração, vai sempre sentir que está a faltar alguma coisa, e não consegue descobrir exactamente o que é que é !
  • Todos os dias tome alguns momentos para meditar e apreciar tudo ao seu redor. Seja grato por cada pessoa que surge na sua vida e por cada momento que reserva só para ser.
  • Quando se trata de relacionamentos sugiro que deixe de lado a sua lógica de distanciamento e reserva, e aprenda mais a confiar no seu coração. Este terá tendência a não ser enganar à medida que nele confiar mais e mais. Mesmo que venha a errar, nessas situações, você ainda  assim vai sentir-se bem com o seu coração, acredite!
  • Em situações difíceis, depois de ter feito todas as análises, fazendo uso da sua mente, se ainda assim não tem certeza do que fazer, vai ter com o seu coração, que ele logo te diz o que fazer. Devemos confiar mais nas nossas intuições e sentimentos, tanto quanto nós confiamos na nossa mente.
  • Seja amável e humilde. Lembre-se de sorrir sempre. Apenas um sorriso genuíno que vem do seu coração é o suficiente para alegrar o dia de alguém.
Corpo, Mente e Coração - Os Três Mosqueteiros de si mesmo

Autor: RAMESH NATARAJAN (c)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !