Porque você é um conformista e de como deixar de o ser !


Estudos sugerem que o nosso cérebro, uma evolução de muitos milhões de anos, é acalmado pela conformação e olha para a desaprovação social como um perigo, tornando o acto de se conformar mais agradável, pelo mecanismo de regulação interno. Em vez de simplesmente se conformar, estar ciente de quando e como esta cena se nos depara no consciente e acontece em cena e fazer então uma escolha.

O Dr. Noam Shpancer, da Psychology Today, aponta que os seres humanos são naturalmente construídos biologicamente para se conformar, porque parece que é um alívio:
A famosa filósofa Hannah Arendt argumentou que as atrocidades do Holocausto não foram causados por psicopatas, mas por pessoas comuns, sujeitas a uma pressão extraordinária (e medo!!) para se conformar. Desde então, temos aprendido que a pressão não necessita ser extraordinária. Na verdade, este conformismo não pode ser vivido como uma pressão, mas como um alívio. Os seres humanos são animais de rebanho. Nós só sobrevivem em grupos altamente coordenados. Individualmente, somos projectados para captar sinais sociais, coordenar e alinhar o nosso comportamento com aqueles que nos rodeiam. Uma pesquisa recente mostrou que a desaprovação social provoca no cérebro o accionamento automático de sinais de perigo nos seus circuitos internos. A tomada de conformidade acalma-os.
Isso acontece por algumas razões. Em primeiro lugar, quando nos encontramos na certeza do que fazer em determinada situação, temos de olhar para outros estímulos informativos para nos ajudar a entender o que está acontecendo. Quando não temos a certeza, o nosso instinto (lógica inconsciente do sistema de homeostase) é seguir alguém que se possa conhecer e, se pareça, em conformidade com o seu comportamento. Esta é a nossa acção instintiva a de seguir pistas normativas, ou copiar o comportamento de alguém que apresente esse comportamento consciente e confortável. Basicamente, é a nossa natureza para nos conformarmos, porque é assim que aprendemos. Quando não sabemos como fazer algo, nós assistimos alguém a fazer isso e tentamos reproduzir esse comportamento na nossa cabeça, através de um mimetismo inconsciente, pela forma como o nosso cérebro está desenhado.

Observando e aprendendo não é mau de todo. O problema surge na inteira predisposição e vontade de confiar nas informações que encontramos quando estamos inseguros. Para imitar uma outra pessoa e de acordo com o seu comportamento tem menos a ver com, se eles realmente sabem como fazer a coisa certa em determinada situação, mas simplesmente  que eles parecem saber estar a fazer a coisa certar.
Ao invés de fazer uma avaliação crítica do seu comportamento em primeiro lugar, nossos instintos nos impelem para avaliar o comportamento em um nível mais emocional e integrado no nosso automatismo regulador. Se alguém parece saber o que está a fazer, então isso é geralmente suficiente para a maioria de nós se decidir apoiar (mas mais correctamente será dizer "mimetizar), esse comportamento ou decisão.
Porque, conforme é natural e reconfortante, não é algo que o que nós queremos ou realmente podemos simplesmente remover do nosso comportamento. Nós sempre necessidade de nos conformar em algumas situações, e se não o nosso comportamento pode parecer fora de colocar a maioria das pessoas.

Dito isto, os nossos instintos nem sempre estão certos ou ajustados às situações e por isso é importante avaliar o nosso comportamento, e se nos sentimos à vontade para prosseguir, antes de tomarmos a fé como direcção a seguir.

Mas se você é um conformista, isso significa, muito embora que você é um ser humano!!!

Um artigo publicado por [Psychology Today]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !