Reflexão sobre as religiões, a evolução da humanidade no Séc XXI e o poder sobre a sua Mente!

O Budismo é uma relegião e uma filosofia que ensina princípios práticos de vivência espiritual, sem que os seus praticantes sejam obrigados a admitir sequer a existência de um Deus, ou mesmo a acreditar na re-incarnação. 
Para além disso nas ultimas décadas, muitos estudos científicos em que Meditantes Budistas colaboraram em estudos envolvendo cientistas de renome internacional, que estudam e estão na vanguarda das mais recentes descobertas cientificas sobre o funcionamento do cérebro, e nenhuma delas ainda conseguiu por em causa os conhecimentos budistas obtidos, embora de forma empírica ao longo de mais de 5,000 anos. 
Muito pelo contrário, aliás Budismo e Ciência parecem estar a coincidir, e muito recentemente, até sobre a forma de funcionamento do nosso cérebro e da nossa mente. Daniel Cooleman (http://danielgoleman.info/ ), um dos principais "cérebros" na descoberta da inteligência social e da inteligência emocional, que tem estado envolvido em muitos destes estudos, nos seus livros consubstância tudo o que atrás eu escrevi, tal como a maioria dos cientistas que hoje estão na vanguarda do estudo do funcionamento da mente, principalmente, de entre muitos outros. 
Não será talvez por acaso que Albert Einstein, disse ainda no seu tempo, mas pensando sempre muito à frente o seguinte : “O budismo tem as características do que se esperaria de uma religião cósmica para o futuro”.
Ou ainda continuando a citar Einstein : “Um ser humano é parte de um todo chamado por nós de “Universo”, é uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, como alguma coisa separada do resto ─ uma espécie de ilusão de ótpica de sua consciência. Essa ilusão é uma forma de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e à afeição por umas poucas pessoas próximas. Nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos dessa prisão alargando nossos círculos de compaixão para envolver todas as criaturas vivas e o todo da natureza em sua beleza.” [Albert Einstein]

Livros que recomendo sobre esta reflexão :
1) O Livro da Consciência de António Damásio.
2)  A Alegria de Viver de Mingyur Rinpoche
 



Francisco Goncalves,
francis.goncalves@gmail.com

Comentários

Quero deixar bem claro que, apesar da reflexão que aqui deixei publicada, eu no sou Budista. Apenas alguém que há muitos anos acompanha as investigações de um ramo da ciência e investigação sobre o funcionamento do cérebro, da mente e parte cognitiva, e nomeadamente sobretudo os estudo de António Damásio e sua Equipe. Como estes grupos de investigação nos EUA, têm envolvido meditantes e estudiosos Budistas nestas investigações e como há uma aproximação interessante entre o Budismo e os seus estudos empiricos sobre a mente em muito coincidentes com os que a ciência tem vindo a obter, obviamente tenho lido sobre filosofia budista como forma de alargar também os meus horizontes.

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !