Inovação e Caos - Explorando o Caos - Seja perturbador como a Internet, Surf o caos

Seja perturbador como a Internet, Pratique Surf sobre o Caos !

"Mesmo num mundo caótico, algum senso de estabilidade pode existir. - A tendência é surfar o caos, não ganhando o controle sobre ele perpectuamente, mas aceitar a mudança. Desta forma pode abandonar o controle e ao invés disso, deixe-se ir com o fluxo" !!!!.

Como nós, as rãs dentro de uma panela a ferver em lume brando, estas são muito mais sensível à mudança chocante. Se as mudanças são moderadas, o sentido de de urgência torna-se menos aparente e até confortável às vezes. Antes que nós nos demos conta eis que..!!?? - Ei, que cheiro é esse? - Oohhhh, estamos cozidas !!!!!

E
não confiem mais na teoria antiga do vosso avô, "Equipe que ganha não se mexe"!! Tal como a educação, as mudanças são para a vida!!
"Nós agora temos de aceitar o facto de que a aprendizagem é para a vida e a missão mais urgente na educação é ensinar as pessoas a aprender." [Peter Drucker].

"A chave para a adoção é reconhecer a necessidade permanente de mudança moderada".
Como na natureza, apenas os que se adaptam sobrevivem! [Charles Darwin]
E,
acredite, há conforto no caos. Mesmo num mundo caótico, algum sentido de estabilidade pode existir. Enquanto que o caos exige que se aja, no entanto não exige tanta precisão. Depois de aceitar a inevitabilidade da mudança perpétua, poderá abandonar a busca pelo controle, e em vez disso, vá com o fluxo!!

As únicas coisas que o irão atrasar são as regras que você precisa quebrar!!

E lembre-se as regras existem para serem quebradas. Com excepção da gravidade, tudo é negóciável!
A necessidade de uma cultura da revolução "- chave de comando no caos reside não na sua estratégia, mas sim na sua organização e cultura.

Se quiser mudar o curso da organização, e o seu futuro, você precisa iniciar uma revolução".
...... e não deixe os macacos inibir a mudança, porque a "velha maneira de fazer as coisas" e as expectativas fixas são os inimigos de adaptação e das mudanças necessárias.
"Você precisa de uma cultura de rebeldia, uma caixa de areia elástica, uma mentalidade de que as regras são feitas para serem testadas e quebradas ... Inevitavelmente você precisa fazer o processo de planeamento e elementos para criar uma cultura de inovação .... Mas se não estiver a esticar aos limites as ideias espontâneas, você não estará a ir a lugar nenhum de forma rápida. ".

"A inspiração vem dos lugares mais estranhos, por isso não deixe de procurar nos lugares onde ninguém pensaria explorar.
"A inovação não tem agenda, nenhum plano, nenhuma estrutura rígida. É sobre algo que você gosta. Descobri que as pessoas que realmente se importam, são aquelas que são susceptíveis de serem inovadores".

Admire a simplicidade das coisas, e sempre investigue uma maneira de simplificar as coisas que aparentemente são complexas. A maioria das criaturas bonitas na terra são as mais simples. Adopte o lema KISS - Mantenha-o simples e menor, o que significa flexibilidade e adaptabilidade !

No impacto das crises garanta optimismo, e normalmente verifica-se que os concorrentes se tornam medíocres e os ambiciosos encontram maneira de crescer!
e ...
inovação não é sobre "timings" de mercado. Trata-se de criar algo que preenche uma necessidade ainda não atendida no mercado, e que os consumidores ainda não se deram conta precisam !

Pequenas mudanças podem perturbar o mercado e iniciar uma autêntica revolução !!!!! Lembre-se da rã na panela!!
O seu foco não deve ser a protecção do que você tem agora, mas sim adaptar-se à grande próxima coisa !!!!! (Lembre-se de Bill Gates e Enciclopédia Encarta CD ou antes que a Microsoft destruiu valor do livro enciclopédia física, e muitos outros exemplos na história dos negócios destruindo os valores mais antigos).
Assim, também você deve estar pronto a destruir valor dentro da sua empresa e no mercado!

Caso contrário ....
Alguém vai fazer e vai pegar a onda em seu lugar !!!!!

Seja,
"Metódico, amante, explorador, visualizador, em desconfortável, áreas específicas, interiormente organizado, aberto, mente-esquemática, agindo com rapidez, nunca desistir ... e não perseguir a mediocridade nunca!!
"Ao explorar e medir a ambiguidade, o caos se torna ordem".

Quando maior é o risco ... maior é a recompensa ...!!!!

Trabalhar em vários projectos em simultâneo - Tente dois projectos, um de alto risco e outro de baixo - "A diversificação aumenta a sua consistência, reduzindo o risco".
"Num mundo em mudança rápida, o preço da inércia é muito maior do que o custo de errar"... e lembre-se que os tempos de incerteza tornam a inovação mais barata!! O poder do marketing viral e redes sociais está aí para o ajudar...

Crie uma história e invente um mito para o seu produto! Faça da sua história a sua obsessão e o seu estilo de vida!
O Caos permite-lhe pensar de maneira diferente! O Caos cria oportunidades...
Uma revolução na cultura organizacional quebra a estrutura da organização e liberta a sua capacidade em se adaptar!

"A ordem não cria a vida " (Antoine de Saint-Exupéry) e também "Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas." [Charlie Chaplin]

Por Francisco Gonçalves, 16 de Outubro de 2010.

Baseado no livro "Exploiting Chaos".


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !