Os Milhões da Pobreza !

Segundo Paul Collier a pobreza global, está de facto a diminuir (lentamente) em cerca de 80 por cento do mundo. O problema encontra-se num grupo de cerca de 50 estados "falhados", que totalizam mil milhões de pessoas, cujos problemas desafiam as abordagens tradicionais, para aliviar a pobreza, e que constituem o desafio central dos países em desenvolvimento no Séc XXI.

Dentro de cada uma destas nações há um confronto entre reformadores e líderes corruptos - e os corruptos estão a ganhar.
As causas deste fracasso, segundo Collier, apontam para um conjunto de armadilhas a que estes países estão sujeitos, designadamente os conflitos armados, uma dependência na extracção e exportação de recursos naturais, a questão da localização e a má governação.

As soluções até agora utilizadas não funcionam uma vez que não são eficazes para lutar contra estas armadilhas, sendo a ajuda a estes países na maioria das vezes ineficaz, e a globalização pode ainda piorar as coisas, impulsionando o desenvolvimento mais uma vez para as nações mais estáveis.

Aquilo que os os últimos mil milhões precisam , diz Collier, é de um novo e ousado plano apoiado pelo Grupo doss Oito Países mais industrializados, que terão de adoptar politicas de comércio preferencial, novas leis contra a corrupção, e se necessário, proceder a intervenções militares cuidadosamente bem planeadas.

Nota extraída do livro "os Milhões da Pobreza " de Paul Collier d. Casa das letras (2007)

Apresentação Ted de Paul Collier - 

Porque motivo os países mais carenciados do mundo estão a ficar cada vez mais pobres?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !