Como seria o mundo se a economia fosse norteada por uma filosofia aproximada à do movimento open-source ?


A resposta: Aberto e acessível

E por favor não me chamem idealista !!!

O movimento e a estratégia do open-source funciona mesmo e, é rentável, inovador, inspirador e catalisador de ideias e progresso, criando riqueza, e sempre apelando às ultimas
tecnologias, ........

Mas sobretudo, assegura democraticidade no acesso aos seus bens produzidos, ... (vejam-se todas as iniciativas como o projecto OLPC, no Ensino das tecnologias em modo aberto, iniciativas nos países mais pobres, etc, etc ( e porque não a própria google com iniciativas como o acesso gratuito a ferramentas de escritório, livros electrónicos, pesquisas, Web semântica, mapas, Google Earth/Moon, etc, etc!!!).

E é movido mais pela paixão do que pelo lucro .....

Inspira outras actividades humanas e introduz liberdade de uso (já existem conceitos open-source aplicados ao Ensino (aliás o futuro do ensino será sem dúvida de base open-source !), à ciência e investigação, indústria automóvel, energias alternativas, e muitas outras... incluindo a indústria de produção proprietária em geral, que está a aprender com o open-source, de como lidar com a mudança rápida e disruptiva e o caos, sobretudo na liderança e motivação de equipes geograficamente distribuídas, de forma eficiente e mais produtiva .......
.. mas não só, pois também fomenta
rapidez, eficácia, qualidade, aumento da comunicação, participação ao nível mundial, e logo o principal motor do progresso acelerado que caracteriza a sociedade do Séc. XXI.

Ainda e de forma a tirar pleno partido das amplas possibilidades proporcionadas pela Inovação Aberta, os líderes em todo o mundo estão a aplicar o modelo de inovação colaborativo em áreas como a dos conteúdos (Wikipédia), Medicina (Open Source Drug Discovery) Publicações científicas (Public Library of Science), Direitos autorais flexíveis (Creative Commons), e em muitas outras áreas.

A inovação que foi e é possível graças aos esforços de milhares de pessoas colaborando no código-fonte do Linux, e do open-source em geral, é uma vantagem poderosa (e em constante crescimento) para o software de fonte aberta. Nos próximos anos, poderemos ver que o ritmo de inovação em código aberto superará qualquer coisa que os fornecedores de software proprietário e seu grupo fechado de programadores pagos poderão produzir.

O esforço de uma comunidade aberta é imparável e incomparavelmente evolutivo e a Inovação Colaborativa deverá tornar-se num dos pilares fundamentais do nosso futuro à escala global, quer ao nível tecnológico, social, económico e mesmo político.

Ao adoptar o open-source está a defender o espírito e iniciativas que asseguram uma sociedade e um mundo mais justo, livre e democrático !!!!

E sobretudo mais orientado pela paixão e a comunidade menos cega pelo lucro e a avidez !!!!!

"Ter princípios e ter lucro, não são mutuamente exclusivos." Simons Philips, diretor de estratégia @ ForgeRock

Junte-se a esta comunidade e contribua com as suas ideias, a sua colaboração, os seus donativos e a sua generosidade ......

Visite o link : http://www.opensource.org/

Open Source Initiative

"Open source é um método de desenvolvimento de software que utiliza a força da revisão por pares distribuídos e a completa transparência no processo. A promessa de código aberto é a de oferecer melhor qualidade, maior confiabilidade, maior flexibilidade, menor custo, e representa o fim de uma filosofia de vendor lock-in, que é altamente predatória.

A Open Source Initiative (OSI) é uma corporação sem fins lucrativos formada para educar sobre o defender os benefícios da fonte aberta e para construir pontes entre os diferentes componentes da comunidade open-source.

Uma de nossas actividades mais importantes é como um organismo de normalização, a manutenção da Open Source Definition, para o bem da comunidade. O Open Source Initiative License Aprovado é um programa que cria um vínculo de confiança em torno do qual os desenvolvedores, utilizadores, empresas e governos do mundo inteiro podem organizar o open-source numa óptica de cooperação.".

OSI Top News

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !